O projecto de inventariação do património histórico-cultural do Vale do Douro, aqui iniciado com o projecto de inventariação arquitectónica e documental da província de Zamora e distrito de Bragança, designado por Douro/Duero Virtual, foi coordenado pelo CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade da Universidade do Porto, em cooperação com a Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano, em representação do distrito de Bragança, e pela Diputación Provincial de Zamora, em representação da província de Zamora.
O Projecto Douro/Duero Virtual, centro virtual do património histórico-cultural do Vale do Douro, é um projecto transfronteiriço financiado pelo IINTERREG III-A Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha, subprograma Castela Leão/Norte de Portugal, eixo 2, medida 2.2. Este programa de desenvolvimento sustentado das regiões limítrofes, é da responsabilidade do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, da Direcção-Geral de Desenvolvimento Regional e da Dirección General de Fondos Comunitarios y Financiación Territorial.
O presente projecto pretendeu contribuir para o conhecimento e divulgação do excepcional património histórico e monumental das regiões de Bragança – Zamora, comprovado pelo singular valor artístico e cultural de cidades como Zamora, Bragança, Miranda do Douro, Puebla de Sanabria, Toro, entre outras.
Se o património deste território tem vindo a “gerar fluxos crescentes de visitantes, abrindo um novo mercado de turismo cultural”, o aproveitamento e valorização deste factor económico de desenvolvimento carecia, ainda, de um instrumento sistematizador e difusor do seu património cultural, permitindo um volume regular de receitas e contribuindo para o real desenvolvimento sustentado das regiões em questão.
Tendo por finalidade aproximar as duas regiões transfronteiriças, o presente projecto cria um Centro Virtual do seu património cultural, no qual estão disponíveis os inventários de todo o acervo documental relevante para a compreensão das realidades locais e transfronteiriças, bem como inventários/roteiros do património arquitectónico das regiões em causa, tendo em conta as realidades locais passadas e a realidade conjunta do presente.
Esperamos continuar a desenvolver, geográfica e tematicamente, o trabalho aqui iniciado, de forma a melhor se conhecer e divulgar o património cultural do Vale do Douro.

 

Caso deseje efectuar uma nova pesquisa por favor digite na caixa de texto a palavra chave.

 

 
Publicada de 14 de Junho de 2004, última actualização em 10 de Abril de 2008
©2004-2008 dourovirtual.com